terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Leal Borges, O Maior Artista Cedrense (CEDRO-PE)


Inácio Rufino Martins, popularmente conhecido como Leal Borges, nasceu 01 de fevereiro de 1965, no Sítio Gameleira – Cedro – PE, filho de Pedro Rufino Martins, o popular Pedro Simão e de Maria Joaquina de Jesus, teve 9 irmãos, sendo avós paternos: Joaquim Rufino Martins e Antônia Rufino Martins e avós maternos: José Borges do Nascimento e Maria Joaquina da Conceição.

A família vivia da agricultura e em meio as dificuldades, em 1971 passaram a residir no Estado do Paraná e lá instalada, Leal com 6 anos de idade, perdeu sua mãe. Assim, desorientados voltaram para o Sítio Gameleira e Leal sentindo as mesmas dificuldades ainda adolescente começou a ajudar ao seu pai.





Com 11 anos de idade começou a pensar seriamente em ser cantor. Vendo que era pouco o que oferecia aos seus familiares, resolveu ir para São Paulo e lá despertou para a música e para a profissão de torneiro mecânico. Sempre pensando no Nordeste, que amava tanto e pensando nos seus irmãos, resolveu trazê-los para uma vida melhor. Assim em São Paulo, começou seu movimento como cantor, apresentando-se em festas, encontros e apresentações, inclusive em televisão.
No período de 1988 à 1991, conseguiu gravar 2 discos, sendo um deles apresentado no Programa Domingo Legal, dirigido por Augusto Liberato e também no Programa televisivo, Clube do Bolinha. Após trabalhar o seus discos, vendo não dar muito resultado em São Paulo, resolveu voltar para o Nordeste, sempre perseverante na sua missão de cantar de forró, compondo várias músicas voltadas para as coisas do Nordeste, onde Alcimar Monteiro gravou músicas de sua autoria. 
Como no Cedro o campo era reduzido, resolveu instalar-se em Fortaleza CE. Chegando lá, juntou-se ao empresário Manoel Gurgel e passou a trabalhar nas bandas de forró: Mastruz com Leite, Mel com Terra, Cavalo de Pau, Calango Aceso, Balaio de Gato e Aquarius. Como sempre, paralelamente exercia a função aprendida em São Paulo, pois tinha planos para voltar ao trabalho de torneiro mecânico, dessa vez como empresário.
Em meio ao crescimento, como cantor, viajou por várias cidades do Nordeste, passando por Recife, Pesqueira, Serra Talhada, onde foi convidado por Carlos Pessoa, para uma entrevista na Rádio Líder de Serra Talhada, apresentou-se também em Petrolina, Araripina, Salgueiro e Cedro, sua terra natal.
Começou a fazer sucesso com as músicas: Forró do Cafundó, Mãe, O Sertão Chorou e a música Cedro, que até hoje é sucesso, onde relata o seu amor pela terra natal. Após adquirir um pouco de estabilidade, conheceu Maria da Penha Luciano Martins, jovem de família tradicional do Povoado Mameluco, com quem se casou e teve 2 filhos: Osvaldo Luciano Martins e Saulo Luciano Martins.
Com maior estabilidade, resolveu, aproximar-se mais dos seus familiares e despediu-se de Fortaleza, pensando instalar-se em Barbalha CE e lá montar uma oficina. Para isso adquiriu alguns maquinários, juntou  sua mudança e em viagem realizada no dia 4 de setembro de 1997, o condutor do caminhão, em que viajavam os dois, perdeu o controle da direção caindo num abismo, quando passava na cidade de Jaguaribe- CE.
Assim foi o fim do saudoso cantor Leal Borges, sepultado no Cemitério São José, na cidade de Cedro – PE, em meio a uma grande multidão que lamentava o triste fim de um jovem de 32 anos de idade, tão cheio de vontade e de amor à sua terra, aos familiares e aos conterrâneos.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...