quarta-feira, 20 de agosto de 2014

CÂMARA REPROVA RECOMENDAÇÃO DO TCE-PE E VOTA CONTRA CONTAS DO PREFEITO DE CEDRO-PE

           A Câmara de Vereadores de Cedro-PE na última segunda-feira, dia 18/08, se reúnem mais uma vez para apreciar as contas do município, desta vez sobre exercício 2011 da Administração do Prefeito Josenildo Leite Soares. O TCE-PE (Tribunal de Contas do Estada de Pernambuco) mandou para Câmara sua avaliação sobre as finanças da cidade e recomendou aos Vereadores a aprovação das contas mesmo com muitas irregularidades, assim aprovando com as ressalvas vários pontos do processo, processo esse que já contava com 8 volumes em apenas 6 meses de auditoria, de janeiro a junho do mesmo ano. 

         A Sessão começa com um minuto de silêncio em nome dos mortos no acidente que vitimou o Ex-Governador Eduardo Campos. Após a homenagem a  leitura dos altos do processo foram foi feita pelo primeiro secretario, Vereador Pelé, que registou a ausência do colega Maiô, e a primeira Dama e Vereadora Marly. Estavam presentes: Vereadores Dr Chicão, Anizia Matias, Tanço de Constâncio, Zé de Benga, Nana Martins e o Presidente Valgeanio Leite. Além dos Vereadores estão presentes lideranças políticas e populares que foram chegando timidamente aos poucos.

          O Vereador Pelé em seu discuso disse que dinheiro público tem que haver clareza e seriedade, pois um centavo fora do lugar é crime. O Vereador ainda falou dos 17 itens reprovados pelo TCE-PE, feito pela comissão de avaliação técnica, onde os oitos piores, assim na opinião do Vereador, foram mais discutidos entre eles: não repasse de verbas (INSS e outros), cobranças irregulares de impostos (taxa de luz), entre outros desvios de finalidades. O município ficando com dividas pelas próximas três gerações, isso segundo o Vereador, divida que saltou de pouco mais de 300 Mil para mais de 1 Milhão de reais, sendo essas parcelados em vários anos. Pelé, citou as contas de 2009 que passaram pela mesmo situação, reprovada no primeiro momento e quando foi para um comissão ao nível de autoridades foi aprovada com vários erros, isso é de onde vem as ressalvas, ressalvas que para o Vereador estão mais para "ajeitado político entre amigos". A decisão técnica do Tribunal não foi questionada, mas a conduta do Conselho do TCE-PE foi bastante criticada pela bancada de oposição. Para os Vereadores "o conselho, que é formado por indicação de Autoridades, ou por nomeação de Autoridades, como o Governador, são criados para defender os interesses dos próprios, uma troca de favores, ajeitados políticos para livrar aliados e membros do partido".   Pelé disse, sem citar nomes, que em reunião teve que ouvir: "arrumem o Governador para vocês!". O Vereador Pelé diz ter informações sobre as contas do exercício de 2010, "que são piores, muito piores mesmo", que não vinheram ainda para serem julgadas pela Câmara, sendo assim mais um "ajeitado político".

          Após mostrar toda sua indignação com a situação, Pelé, antecipa seu Voto e se mostra contra a recomendação do Tribunal, votando contra as contas do Prefeito. O Vereador Tanço, Zé de Benga, Nada também votaram contra a recomendação e fizeram duras críticas ao Conselho do Tribunal com as mesma tom de revolta pela decisão, "Vamos livra o menino por que ele é de casa", os vereadores pediram o apoio aos colegas para votarem contra. Dr Chicão e Anizia votaram a favor da recomendação, aprovando as contas com as ressalvas. O critério usados por ambus era de respeitar o Tribunal e não votar pela emoção e sim pela razão. Assim maioria da Câmara, 5 - 2, no momento presente, votaram contra a recomendação do Tribunal e reprovaram as contras do Prefeito (2011). 

Reveja as Imagens que marcaram o dia e veja a
Sessão completa pelos vídeos na TV Diário Cedrense, clique aqui


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...