terça-feira, 8 de dezembro de 2015

CEDRO-PE: Criação do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura familiar (SINTRAF).


Texto Enviado ao Blog:


"No último sábado, dia 28, os trabalhadores e trabalhadoras na agricultura familiar de Cedro lotaram o Espaço Fest Edemilza, localizado no centro da cidade, para criarem o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura familiar (SINTRAF).
Segundo a Comissão Organizadora, a participação superou as expectativas, a ponto de ser inacreditável. "Nós não esperava tanta gente. Planejamos receber, uma média de 400 agricultores e compareceram quase mil. Só as que assinaram a lista de presença foram mais de 800. Nunca um evento de agricultores, em Cedro reuniu mais de 300 pessoas. Isso demonstra o desejo dos agricultores em uma outra organização sindical", externou o Presidente da Mesa do evento, o agricultor Expedito Pereira.
Na ocasião se fizeram presentes aproximadamente mil trabalhadores do segmento da agricultura familiar do município, além do assessor da FETRAF/PE, o Senhor Ronaldo Peixoto, o Coordenador do SINTRAF de Mirandiba, o Senhor Natinho, presidentes de Associações de Agricultores, profissionais de diversos setores, lideranças políticas e comunitárias do Município.


Foi bonito de ver, a cada momento de votação: dissociação, fundação, estatuto, direção, contribuição - era uma festa só. Os agricultores não somente levantavam os crachás, como também ficavam de pé e aclamavam com gritos e aplausos. "Foi emocionante cada momento da assembleia. Parecia que as pessoas estavam se libertando de alguma prisão. Todas as vezes que se levantavam pra votar era uma alegria enorme. Espero que essa entidade que está sendo fundada traga benefícios aos nossos agricultores que tanto precisam." Comentou o empresário Antonio Leite, que integrou a mesa do evento.
Ledimar Maria Filha foi escolhida coordenadora municipal do SINTRAF, que juntamente com outros agricultores, como Chico de Jorge, Zenilda do Costa, Seu Dito, Bastim, Zé Barros, Gorete e Géssica do Feijão Bravo, Valdim do Anjico, Erivalda Souza, dentre outros, conduzirão os trabalhos da entidade no município. Depois de empossada Ledimar usou da palavra para agradecer a confiança depositada e se comprometeu em trabalhar para atender os anseios e as expectativas dos agricultores e agricultoras do Cedro.
Logo no início da manhã, imaginava-se que haveria uma certa confusão, porque a direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, aglomeravam seus sócios, na sede do STR para chegar no local em que acontecia o evento de fundação do SINTRAF para se posicionarem contrários a fundação de um novo sindicato. No entanto, mesmo com a presença do Prefeito do Município, que desde as sete horas da manhã, fazia discursos inflamados e convocava a população, não teve êxito, pois segundo informações, somente conseguiram reunir pouco menos de cem pessoas, por este motivo trataram de orientá-las a voltarem às suas residências. A proposta de criação do SINTRAF somente não seria aceita se a maioria dos presentes fossem contrários, como não foi possível votos suficientes para barrar a criação, o STR e o Prefeito desistiram da disputa.
friza na minha fala tambem....
Política se faz conversando e discutindo, não gritando... Política se faz ouvindo e somando, não subtraindo. Crescer na política é fazer simplesmente o que precisa ser feito, deixando com que os beneficiados participem com o sentimento da conquista. O mérito é de quem conquistou com o anseio, esta é a alma da obra. Penso que todos sabem as necessidades de nossa Cidade e tudo o que deve ser feito. Precisamos de um líder que motive o espirito de trabalho honesto e semeie no coração do povo Cedrense o sentimento de orgulho por fazer parte de uma Cidade forte e competitivo. Espero um dia, poder gritar bem alto e dizer: “tudo valeu à pena”. Minha cidade agora volta a sorrir, o progresso, a transformação, a política inteligente e substancial, a democracia, com suas mais expressas liberdades, o bem comum, o pensamento renovador, tudo isso agora é quem manda por aqui. Não existe um lado, e sim um povo, com todos os seus méritos, carências, direitos e também deveres."




Via - Rannes Cardoso

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...